quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mutirão para reformas de escolas públicas estaduais recebe adesões

Os participantes do projeto fazem pequenas reformas e melhorias -  pintura, instalação de torneiras, troca de lâmpadas, além do cultivo de  mudas  Foto: Ricardo Ribes/IO

Os participantes do projeto fazem pequenas reformas e melhorias - pintura, instalação de torneiras, troca de lâmpadas, além do cultivo de mudas Foto: Ricardo Ribes/IO

O projeto Mãos que Ajudam a Educação pretende reunir as pessoas em mutirão para reformar, pintar e limpar 32 escolas públicas estaduais de São Paulo e da Grande São Paulo. O objetivo é melhorar o ambiente de estudo de milhares de crianças e adolescentes e, além disso, envolve a proposta da transformação das instituições contempladas em locais ecologicamente corretos.

A iniciativa tem como motivação fundamental oferecer à comunidade apoio para enfrentar os desafios sociais encontrados em diversas áreas, entre elas a da educação. A diretora do projeto em São Paulo, Jô Ribes, afirma que está prevista a participação de 10 mil pessoas. Os interessados em fazer parte do mutirão como voluntários podem inscrever-se pelo site do projeto, www.maosqueajudam.org.br.

Está programada ainda a realização de palestras de especialistas em educação ambiental para os pais e alunos das escolas selecionadas. Os temas serão reciclagem de lixo, economia de água, reaproveitamento e armazenamento de alimentos, entre outros. A próxima reunião com os voluntários será no dia 24 de julho.

Água de reúso

No dia marcado, os participantes realizarão pequenas reformas e melhorias - pintura, instalação de torneiras com temporizador para economia de água, troca de lâmpadas comuns por econômicas, colocação de recipientes adequados para a coleta de lixo reciclável, além do cultivo de mudas.

Algumas das escolas indicadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo receberão ainda sistema de reúso da água da chuva, o que representa economia de 50% no consumo desse recurso natural. Segundo Jô Ribes, a intenção é de que 70% dos estabelecimentos de ensino participantes recebam esse sistema.

A proposta do projeto conta com concessão de verba da pasta da Educação de R$ 8 mil por escola para a compra de material. "Neste ano, o Projeto Mãos que Ajudam a Educação tem um desafio maior. Muito mais do que reformar, queremos envolver a comunidade, pais e alunos para que todos entendam a importância de transformar o ambiente escolar em um local agradável. Tudo, sempre, com um olhar ecológico", ressalta.

Conhecer para mudar

Antes de iniciar o trabalho, os voluntários visitam as instituições indicadas pela Secretaria e identificam as necessidades de cada uma. A partir daí, participam de planejamento com vistas a sanar as principais dificuldades encontradas nestes locais. Encarregado pelo projeto em São Paulo e no interior, Fernando Araújo diz que as unidades são avaliadas uma a uma. "Procuramos oferecer às escolas tratamento personalizado, com serviços focados em suas reais necessidades", afirma. O Mãos que Ajudam a Educação é anual. Em 2009, teve abrangência nacional e, de acordo com os realizadores, envolveu mais de 90 mil voluntários em diversos projetos, como limpeza de praças e reforma de creches.

Fonte: SP Notícias
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=210759#0

Nenhum comentário: