sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cerca de uma tonelada de lixo é retirada da Praia do Camaroeiro pelo Projeto “Mãos que Ajudam”

recolhendo lixo na praia

recolhendo lixo na praia

O tempo chuvoso não desanimou dezenas de voluntários que participaram do Projeto “Mãos que Ajudam” na manhã de ontem, em Caraguatatuba. O grupo formado por mais de cinqüenta pessoas, trabalhou durante aproximadamente quatro horas para poder limpar a praia do Camaroeiro, na região central da cidade. Nessa edição do programa, o objetivo foi deixar a praia mais limpa e ao mesmo tempo conscientizar a população sobre a importância de preservar o local, evitando jogar lixo na praia.

Conforme explica o organizador do projeto no Litoral Norte, Marcelo Silva, o “Mãos que Ajudam” é uma iniciativa mundial de “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, que atua em diversos segmentos. O objetivo é reunir voluntários para propiciar um bem comum. Por conta disso, o programa busca sempre parcerias e oferece a mão de obra para a realização.

Finalizando o trabalho

Finalizando o trabalho

No caso do mutirão de limpeza realizado no feriado da Independência, a Prefeitura de Caraguatatuba entrou como parceira. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, foram oferecidas as ferramentas adequadas para limpar a praia, como rastelos, pás, enxadas, além dos contêineres onde o lixo recolhido foi depositado para sua devida destinação.
Silva disse que o tempo colaborou para o sucesso do mutirão. “O tempo ruim não atrapalhou o ânimo dos voluntários. Além disso, o tempo ficou apenas nublado e acabou não chovendo durante o trabalho, permitindo que fizéssemos a limpeza tranquilamente. A chuva veio depois que a praia já estava limpa”, destacou.

Garrafas PET, o grande problemas das praias

Garrafas PET, o grande problemas das praias

Ele comenta que a Praia do Camaroeiro foi escolhida pelo grupo por ser o ponto que estava mais sujo na orla da região central da cidade, e sempre ter uma concentração de turistas. “Nossa proposta é também deixar um lugar melhor para os habitantes da cidade”, completou.

O coordenador do programa ainda comentou que esta foi a primeira iniciativa do “Mãos que Ajudam” na região no segmento de limpeza de praias, mas que outras atividades do gênero poderão acontecer. Para isso, ele afirma que será importante o auxilio da comunidade local, que poderá indicar pontos para receber a ação dos voluntários.

Após o trabalho, uma pose em grupo

Após o trabalho, uma pose em grupo

Thomaz Furtado, 20 anos, participou pela primeira vez do “Mãos que Ajudam”. O jovem deixou de descansar no feriado chuvoso para colocar a mão na massa e ajudar a deixar a cidade mais bonita. Segundo ele, foi gratificante participar do mutirão de limpeza. “Foi a primeira vez que participo de algo assim. O trabalho acabou sendo fácil devido a quantidade de pessoas que se empenharam. É gratificante ver uma praia de nossa cidade limpa e os pescadores felizes com a ajuda”, ressaltou.

“Imaginava que seria mais difícil e que teriam menos pessoas lá, mas não, muitos participaram e foi ótimo poder ajudar”, apontou Richele Carolina dos Santos, 15 anos, outra voluntária do mutirão de limpeza.
Outra voluntária que participou pela primeira vez da atividade foi a estudante Hérica Gabriel da Silva, de 12 anos. Segundo ela, o fato de ter muitas pessoas reunidas em prol de uma mesma causa a motivou a fazer o trabalho. “O tempo não atrapalhou e como estávamos com os amigos, nos divertimos enquanto trabalhávamos. Por isso foi muito bom e o tempo passou bem rápido”, finalizou.

Nenhum comentário: