segunda-feira, 16 de novembro de 2009

“Crepúsculo”: Conheça mais Stephenie Meyer, a responsável pelo fenômeno

Stephenie Meyer

Stephenie Meyer

Stephenie Meyer, criadora da série adolescente sobre vampiros, Crepúsculo, tem 35 anos e é tão sensual que não seria exagero sugerir que ela é herdeira legítima de J. K. Rowling, autora que brindou o mundo com Harry Potter. “Nunca haverá outra J. K. Rowling. Há muita pressão sobre mim, sabia?”, conta Meyer, deitada no sofá de couro de sua confortável e ampla residência. Situada na desértica comunidade do norte de Phoenix, a casa tem estilo colonial e é banhada pelo sol. “Já estou contente em ser Stephenie Meyer. Isso já é bom o suficiente para mim.”

Ela pode ser calma e sossegada, mas seus fãs são vorazes e vivem em completo frenesi. Mas qual será o motivo de tanta comoção? A história começa com um triângulo amoroso sobrenatural: a adolescente humana Bella Swan, seu atraente namorado vampiro Edward Cullen e Jacob Black, o irascível lobisomem que também ama a garota. Meyer foi campeã da lista de mais vendidos do jornal USA TODAY em julho de 2008 com as três primeiras obras da saga vampírica. Seu romance de estreia para adultos, A Hospedeira, que narra a história de alienígenas e foi lançado em maio do ano passado com 930 mil cópias impressas, ficou em 15º lugar. E isso porque Meyer é praticamente uma novata no meio.

Outra prova de que Rowling talvez esteja passando sua varinha de condão para Meyer: no último verão, Meyer acabou com o reinado de Rowling como a autora mais vendida quando Eclipse ultrapassou Harry Potter e as Relíquias da Morte na lista dos mais vendidos do USA TODAY.

O caminho que Meyer traçou rumo à fama literária está adquirindo o caráter lendário que cerca a ascensão de Rowling. A autora inglesa afirma que a ideia de escrever Harry Potter simplesmente “surgiu em sua cabeça” enquanto ela estava em um trem em direção à Inglaterra. Meyer conta que sua inspiração veio de um sonho com vampiros que teve seis anos atrás.

Mãe em tempo integral, ela ficou tão comovida com o sonho que começou a escrever Crepúsculo naquele mesmo dia. Meyer mandou o manuscrito para agências literárias cujos endereços encontrou na internet. Crepúsculo foi tirado da pilha de manuscritos não solicitados, submetido aos editores e comprado pela [editora americana] Little, Brown, que pagou 750 mil dólares pelos três livros.

Até agora, o dinheiro, a atenção da mídia e a recepção de estrela do rock dada pelos fãs não lhe subiram à cabeça. “Acho que depois de 30 anos sendo a pessoa mais normal do mundo, é muito difícil ficar com os pés longe do chão”, afirma Meyer. “Quando não estou viajando ou em uma sessão de fotos, tendo a esquecer tudo isso.” E sua casa é onde ela mais gosta de ficar, diz a mãe de três filhos pequenos, que é mórmon. “A melhor coisa é que durantes 95% do tempo sou exclusivamente mãe; fazemos apenas as coisas comuns do dia a dia, estou presente e isso é bom.” A maior mudança ocorreu com Pancho, seu marido há 13 anos, ao largar o emprego de auditor para cuidar de Gabe, de 11 anos, Seth, de 8, e Eli, de 6 anos enquanto Meyer viaja a trabalho.

Sua fé mórmon, afirma, gera muito interesse da mídia, mas para ela faz apenas parte do que ela é. “É engraçado que isso ainda seja notícia”, conclui Meyer, “pois você não ouve as pessoas dizerem: ‘Jon Stewart, escritor judeu’ quando ele lança um livro. Acho que ser mórmon é tão estranho que as pessoas pensam que isso é de fato notícia. Para mim, obviamente, é algo muito natural. É apenas minha religião.”

Voltando aos escritos, Meyer diz que deve muito a seus fãs, mas ela espera poder dar uma pausa das entrevistas e divulgações para fazer o que mais ama: escrever mais livros. Ela planeja escrever duas sequências de “A Hospedeira” e trabalha em uma história sobrenatural. “Quero apenas tentar, ficar em casa e escrever cinco livros”, conta Meyer. “Isso tudo pode não acontecer, mas é meu objetivo. E não vou deixar ninguém vê-los. Quero apenas sentar-me em casa e escrever.”

Fonte: Revista Monet
http://revistamonet.com.br/coluna/2009/11/14/crepusculo-conheca-mais-stephenie-meyer

http://www.portalsud.com.br/newssmith/ler.php?conteudo=506&sessao=Midia

Nenhum comentário: